Mais um projeto que conta com a energia da ENERMAC: a 1ª Usina Termoelétrica à Biogás pública para gestão de resíduos sólidos urbanos.
A Usina Termoelétrica a Biogás (UTB) é um empreendimento da Ponta Grossa Ambiental (PGA), empresa do Grupo Philus e foi inaugurada em 30 de abril de 2021 em Ponta Grossa, no Paraná.
O empreendimento poderá processar 30 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, o que resultará em energia suficiente para garantir o próprio funcionamento e abastecer hospitais e prédios públicos do município, com isso, gerando uma economia de aproximadamente R$ 250 mil/mês em energia elétrica.
O biogás captado nas cúpulas dos biodigestores é tratado para remoção das impurezas, e encaminhado aos 2 grupos motogeradores ENERMAC com potência instalada de 520KW, suficiente para abastecer 2400 residências.
A Usina irá receber resíduos orgânicos (que serão coletados por um caminhão 100% elétrico) e irá transformá-los em biogás, através do processo de biodigestão. O biogás alimentará os geradores que produzirão a energia elétrica a ser injetada diretamente na rede da Copel (concessionária de energia do Paraná).
Além de transformar o passivo ambiental em ativo econômico, a Prefeitura de Ponta Grossa estuda o uso do digestato, fertilizante resultante do processo, para ações de paisagismo em áreas públicas da cidade e destinação para pequenos agricultores.
A UTB conta com uma das mais modernas estruturas para geração de biogás do país.
Conta com um galpão totalmente fechado para o recebimento dos resíduos, e uma completa e automatizada linha de triagem para remoção de impurezas e contaminantes. Na próxima etapa, os resíduos seguem para um pré-tanque, onde passam por um criterioso processo de análise laboratorial para validar o material antes de serem encaminhados aos biodigestores.
O laboratório da PGA foi montado para ser referência em análise, monitoramento e desenvolvimento de pesquisas na área de Biogás.
Após o processo de triagem, os resíduos são encaminhados aos 2 biodigestores, com grande capacidade de armazenamento e equipados com aquecimento e agitação para que as cepas de bactérias transformam o resíduo orgânico em biogás.
O Biogás vai para os geradores onde é utilizado como combustível para produção de energia elétrica, que é injetada diretamente na rede elétrica da concessionária de energia local (COPEL).
O que sobra no biodigestor após todo o processo é o digestato que é direcionado para uma grande lagoa. Este digestato é um líquido rico em cálcio e vitaminas que pode ser utilizado como fertilizante para irrigação de jardins e lavouras.
Entenda mais sobre o processo no site da PG Ambiental:
https://pgambiental.com.br/usina-termoeletrica-a-biogas/
Fale conosco agora mesmo! Nós temos a solução certa para você